Buscar
  • Cássio C. Nogueira

Adicione um título atraente...




Eu gosto de escrever pra organizar minhas ideias e tirá-las do caos de mutações que é a minha mente.


Outro dia, um rapaz de vinte e poucos anos me abordou no estacionamento do supermercado e pediu licença pra me contar suas dificuldades na vida: tinha sido preso (um tal de artigo “sei-lá-que-número”) e libertado havia uma semana, morava numa favela relativamente perto dali, tinha mulher e dois filhos pequenos pra cuidar, estava sem emprego e sem dinheiro, precisando comprar mantimentos e fraudas. Como de costume, não pensei. Abri a carteira, peguei o que tinha e entreguei a ele. Ele se engasgou nas palavras e saiu correndo.


Passei o resto do dia pensando no que tinha acontecido, por que e pra onde ele tinha corrido, o que ele tinha feito com o dinheiro, como era a mulher dele e os filhos (ou filhas?), se ele ia contar pra eles que eu o ajudei e o que eles iam falar sobre isso, se minha ajuda teria algum efeito de prazo mais longo que aquele dia apenas...


Esse é o caos da mente que falo.


Ao fim do dia, quando sentei à frente do computador e escrevi sobre o que aconteceu, minha mente se acalmou e parou de pensar. Isso é sempre muito fácil de fazer.


Já, escrever este texto e contar isso pra você, que está lendo agora, é muito mais complexo. Trazer as coisas que acontecem dentro da minha cabeça pra uma linguagem que você ache interessante, entenda e considere a ideia de refletir um pouco sobre o que digo ou tente entender o que eu senti é um dos mais difíceis desafios pra mim.


Entretanto, escrevo o mais que posso, porque este exercício desconfortável faz com que eu pense em como você estará lendo isso tudo aqui, como estará se sentindo, o que pensará sobre minhas histórias, ideias e perguntas e como isso influenciará ou mudará sua rotina ou suas certezas, se é que mudará alguma coisa.

Escrever pra você é um tremendo exercício de empatia, pra mim. Ao mesmo tempo, me ensina a importância de respeitar os outros, aceitar suas perspectivas diferentes da minha, aprender coisas que não sei e não conheço, experimentar coisas novas ⸻o que eu adoro!⸻ e trocar algumas das minhas certeza por possíveis certezas suas, só pra variar, mesmo que você não dê a mínima pra o que eu penso e escrevo ou não tenha o menor respeito por minha opinião.


#comunicacao #DesenvolvimentoPessoal #autoconhecimento #mudanca

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo