top of page
Buscar
  • Foto do escritorCássio C. Nogueira

1 MANEIRA INFALÍVEL DE ESTRAGAR UMA COMUNICAÇÃO!



Imagine que você sente falta de uma pessoa (ou está no trabalho) e imagina como seria bom se encontrar com ela para matar a saudade e conversarem como em outros bons momentos (ou discutir um delicado assunto pendente)... Então, você lhe envia uma linda foto de duas xícaras de café e escreve: “―Que tal um café?” A pessoa, então, responde: “―Café?! Ao meio-dia?!

Como você se sentiria?

O que você faria, depois de receber essa resposta? Você ainda estaria com a mesma disposição para se encontrar com essa pessoa?

Onde está o problema desse diálogo?

A vida líquida e a autovalorização típica dos tempos modernos têm levado muitas pessoas a um estreitamento de visão, que restringe sua percepção dos eventos à própria perspectiva crítica.

Eu explico. As pessoas assumem que todos os outros estão (e devem estar!) operando na mesma “frequência” que elas estão e, portanto, todos devem ser submetidos a suas ideias, interesses, objetivos, gostos e regras. Uma visão um tanto egocêntrica e que leva a inúmeros desentendimentos e conflitos, em função de rupturas emocionais.

Isso acontece, por exemplo, quando seu parceiro reclama de algo no trabalho ―cuja solução lhe parece óbvia― e você literalmente atira em seu rosto a solução. Será que o seu parceiro já não identificou mesmo essa solução? Será que não há outras questões envolvidas que você desconhece? Será que o que ele quer não é apenas descarregar sua tensão dizendo a você como ele se sente?

Uma boa comunicação vem de bons relacionamentos; bons relacionamentos vêm de conexão entre as pessoas; conexão vem de empatia; empatia vem de legitimamente nos preocuparmos com as outras pessoas.

Assim, na próxima vez que alguém vier falar com você, experimente ouvi-la com atenção e entender o que ela realmente está querendo lhe dizer e responda dentro daquilo que ela lhe traz ou lhe pede, sem criticar sua postura, fala ou ideia. Além de melhorar sensivelmente a comunicação entre vocês e produzir melhores resultados, você pode entender e aprender muitas coisas que passam despercebidas do cotidiano. ;)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page