top of page
Buscar
  • Foto do escritorCássio C. Nogueira

O que você pode fazer pra melhorar sua sociedade?



Algum tempo atrás, eu estava pensando nos caminhos do Instituto COMUN!CAGEM pra 2021 e me veio a seguinte pergunta: “⸺O que eu poderia fazer pra ajudar a mudar minha sociedade?”

Curiosamente, pra mim, a primeira resposta que me veio à mente foi um escandaloso: “⸺NADA!”

É claro que eu não aceitei essa resposta e continuei pensando, mas cheguei à conclusão de que essa era a resposta mais adequada à minha pergunta. Afinal, quão arrogante não foi de minha parte achar que algo precisa ser mudado na sociedade só porque eu acho? E quão petulante foi de minha parte achar que eu tenho alguma coisa de efetivamente melhor a oferecer pra essa sociedade já tão diversa e rica?

As óbvias respostas pra essas duas últimas perguntas não levaram mais que um segundo pra saltar à consciência.

Mas isso me levou a outros muitos pensamentos que me sugeriram que tudo o que eu podia fazer, já que queria tanto contribuir com a sociedade, era, primeiro, praticar o que acredito ser a melhor conduta pra mim e os que amo, atento pra não prejudicar pessoa alguma ao meu redor. Depois, podia oferecer o que sei e faço de melhor a quem julgasse que isso tivesse alguma utilidade e, se houvesse, fazer o meu melhor pra ajudar essa pessoa a identificar, ressignificar, descobrir, traçar ou construir o que quer que ela queira.

Pois é isso que venho me esforçando pra fazer desde então, tanto em minha vida pessoal, quanto no Instituto COMUN!CAGEM. E, nesse meio tempo, muitas pessoas interessantíssimas apareceram, algumas personalidades que eu ainda não conhecia e outras que já habitavam meu coração. O curioso é que, a partir dessa decisão, sinto que quem possivelmente ficou melhor fui eu mesmo. Foram tantas contribuições recebidas que eu nem sei exatamente quem ou que mudou o quê.

E você? Já se perguntou o que pode fazer pra melhorar sua sociedade?


 
25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page